Secagem em camada de espuma aplicada para o desenvolvimento de suco de caju em pó: efeito nas propriedades físico-químicas e análise de componentes principais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.121501Palavras-chave:
Anacardium occidentale L., tecnologia de secagem por camada de espuma, suco em póResumo
A tecnologia de secagem por camada de espuma tem ganhado atenção devido a sua capacidade de processar frutas sensíveis, e produzir produtos com as propriedades desejadas, retendo seus voláteis que, de outra forma, seriam perdidos durante a secagem de materiais sem espuma. O objetivo do estudo foi obter o suco de caju por secagem em camada de espuma e avaliar o efeito da adição de diferentes concentrações de ovoalbumina (2%, 3% e 6%) nas propriedades físico-químicas através da análise de componentes principais. Os tratamentos com 2% e 3% OVA apresentaram características hidrofílicas que favoreceram a reidratação em misturas aquosas. O tratamento com 2% OVA apresentou resultados superiores de absorção de água (0,32 gH2O/g), higroscopicidade (36,52%) e menor pH (4,33). A alta solubilidade em água (9,23%) observada no tratamento com 3% OVA. O tratamento com 6% OVA apresentou uma maior absorção de óleo (3,23 gÓleo/g) caracterizado como mais hidrofóbico, podendo ser recomendado para saborizar mistura de bolo. Portanto, os resultados indicaram que a secagem por camada de espuma utilizando ovalbumina como agente espumante tem potencial como uma nova tecnologia a ser implementada na indústria de suco em pó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janaína de Moura Fernandes, Cristiani Viegas Brandão Grisi, Priscila Santos Souza, Érica da Costa Monção, Angela Maria Tribuzy de Magalhães Cordeiro, Antonia Lucia de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.