Análise de imagens sentinel-2 no mapeamento de formações florestais no município de Uberaba-MG
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.129901Palavras-chave:
Random Forest, Google Earth Engine, MapBiomasResumo
O desmatamento de florestas nativas tem sido foco de discussões em todo mundo devido ao impacto negativo proporcionado em diversos setores, como a agropecuária, o abastecimento de água, as mudanças climáticas, entre outros. O uso de tecnologias de mapeamento por satélite é fundamental para monitorar o desmatamento e suas causas, permitindo ações mais eficazes na proteção das florestas. O objetivo do presente artigo é utilizar o Google Earth Engine para mapear as formações florestais de Uberaba entre 2016 e 2019 usando imagens do satélite Sentinel-2. Para isso, utilizou-se o processamento de dados na nuvem a partir do Google Earth Engine (GEE). Foi realizada a classificação supervisionada das imagens entre 2016 e 2019 por meio do algoritmo Random forest. Os resultados foram comparados com os dados do MapBiomas, por ser o projeto de mapeamento mais consolidado em escala nacional. A partir do mapeamento verificou-se que a área ocupada por formações florestais equivale, em média, a 12,22% da área total do município. Ao comparar os resultados obtidos no presente estudo com o MapBiomas nota-se que houve similaridade entre os dois mapeamentos na maior parte da área de estudo. As imagens Sentinel-2 se mostraram eficazes no mapeamento das formações florestais e o processamento de dados no GEE tornou o processo mais célere.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alex Garcez Utsumi, Nubya Martins de Almeida Oliveira, Nadia Guimarães Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.