Estudo do metabolismo muscular através da Espectroscopia de Ressonância Magnética ( 31 P-MRS) em voluntários sadios
Palavras-chave:
31P-MRS, quantificação metabólica, metabolismo muscular.Resumo
Uma forma não invasiva de avaliação do metabolismo muscular dos seres humanos é através da Espectroscopia de Ressonância Magnética do núcleo de fósforo (31P-MRS). Alguns estudos têm mostrado a variação da concentração de metabólitos fosforilados (PCr, ADP e Pi) e de outros parâmetros derivados (pH intracelular e [Mg2+]), no músculo em repouso e após uma sessão de exercícios físicos. O objetivo deste trabalho foi promover um estudo quantitativo dos níveis dos metabólitos fosforilados presentes no músculo da panturrilha de voluntários em repouso e pós-exercício para criação de um banco de dados de indivíduos sadios. Sete voluntários saudáveis foram submetidos a exames de 31P-MRS na panturrilha, em repouso e no pós-exercício. Após a definição das metodologias mais estáveis para calcular o pH, a [Mg2+] e a [ADP] através de comparações estatísticas, quantificamos os níveis metabólicos dos voluntários através do software livre jMRUI v 3.0. O PCr foi o metabólito mais estável , em repouso, e no pósexercício apresentou um comportamento de recuperação na forma de uma mono-exponencial. O Pi apresentou-se como o metabólito mais sensível à detecção da atividade física e sua recuperação pósexercício foi caracterizada por uma forma bi-exponencial. Foi reproduzido com êxito o comportamento esperado para o PCr e Pi no pós-exercício, determinando-se as diferentes constantes de tempo associadas ao processo de recuperação. Também foi detectado um comportamento linear do fosfomonoéster não reportado na literatura consultada.Downloads
Como Citar
Batista, T. S., Salmon, C. E. G., & Santos, A. C. (2011). Estudo do metabolismo muscular através da Espectroscopia de Ressonância Magnética ( 31 P-MRS) em voluntários sadios. Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/729
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.