Utilização de fototransistor SMT na medida de alguns parâmetros dosimétricos em radioterapia convencional
Palavras-chave:
dosimetria, fototransistor bipolar, radioterapia.Resumo
Para monitoramento da dose depositada no paciente submetido a tratamento de câncer com feixes de radiação ionizante de alta energia é necessário o uso de dosímetros que apresentem características básicas para o controle de qualidade desses feixes e, se possível, obter a informação da dose durante o tratamento. Para isso, dispositivos baseados em semicondutores são usados por apresentarem alta resolução espacial e serem de fácil manuseio quando comparados com as câmaras de ionização. Recentemente os fototransistores bipolares têm sido propostos como detectores de radiação ionizante por apresentarem, além dessas características, o fator de amplificação (ganho) do sinal. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar o uso de um sistema dosimétrico usando um fototransistor SMT na medida de alguns parâmetros dosimétricos em radioterapia convencional: O fator campo e a razão off-axis. As medidas realizadas com o fototransistor foram comparadas com as leituras obtidas com uma câmara Markus 23343 da PTW, sob mesmas condições.Downloads
Como Citar
da Silva, J. O., de Magalhães, C. M. S., Filho, J. A., dos Santos, L. A. P., & Santos, W. M. (2011). Utilização de fototransistor SMT na medida de alguns parâmetros dosimétricos em radioterapia convencional. Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/725
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.