Ensaios de campo de penetração auxiliada por jatos de água de modelos de estacas torpedo em solo granular
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119917Palavras-chave:
estaca torpedo, fluidização, ensaios de campoResumo
O presente trabalho apresenta os resultados de ensaios de instalação de âncoras do tipo estaca torpedo em escala reduzida auxiliada pelo processo de fluidização feita através da aplicação de jatos de água verticais circulares. Foi avaliada a influência da vazão imposta e a massa do elemento ancorante. O protótipo analisado foi um modelo de estaca torpedo T66 de 66 toneladas. Os ensaios foram executados em um campo experimental de solo arenoso com modelos reduzidos na escala de comprimento 1:12, de acordo com a Lei de Semelhança pelo Número de Froude. Os estágios de vazão aplicada foram de 10,35, 22,81, 30,71 e 41,60 L/min. Os resultados dos ensaios demonstraram bastante concordância com pesquisas semelhantes realizadas em laboratório com escalas menores que a avaliada neste trabalho. Observou-se que o aumento da vazão aumentou a profundidade de penetração dos modelos, assim como para uma dada vazão, a estaca com maior massa tem maior penetração. Os ensaios mostraram que o processo de fluidização contribui para aumento das profundidades desse tipo de sistema de ancoragem offshore e que a correta escolha da vazão e da massa da estaca torpedo podem trazer melhorias no procedimento de instalação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciano Vasconcelos Rocha, Diego de Freitas Fagundes, Karina Retzlaff Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.