Utilização de Redes Neurais Convolucionais Recorrentes na previsão meteorológica de curto prazo (nowcasting) utilizando imagens de radar da cidade de Chapecó-SC
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119907Palavras-chave:
redes neurais recorrentes, meteorologia, radarResumo
Neste trabalho, propõe-se uma nova abordagem computacional que faz uso de Redes Neurais Convolucionais Recorrentes, na qual imagens de radar meteorológico são utilizadas para a previsão de propagação e intensidade de tempestades com até 3h de antecedência, conhecida como nowcasting. Para tal, utilizou-se imagens do radar meteorológico localizado na cidade de Chapecó-SC. Esses dados são públicos e estão disponíveis no site do Instituto de Pesquisas Espaciais do Brasil (INPE). Para isso, é proposta a avaliação do emprego de uma rede neural convolucional recorrente de aprendizagem espaço temporal chamada PredRNN++. Os resultados foram validados através de estudos de casos de tempestades ocorridas na região de cobertura do radar utilizado. Para avaliar a performance da rede neural, além de uma análise visual dos resultados, foram utilizadas as métricas RMSE e SSIM. Os resultados mostram que a PredRNN++ foi capaz de simular o formato e local onde ocorreu o sistema meteorológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Felipe Copceski Rossatto, Fabricio Pereira Härter, Elcio Hideiti Shiguemori, Leonardo Calvetti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.