Ocorrência de besouros polinizadores em inflorescências de dendezeiro tratado com injeção de inseticidas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070206Palavras-chave:
Elaeidobius kamerunicus, Elaeidobius subvittatus, Elaeis guineensesResumo
Os mais importantes polinizadores do dendezeiro são Elaeidobius subvittatus e Elaeidobius kamerunicus (Coleoptera: Curculionidae). Assim, deve-se buscar metodologias para o manejo integrado de pragas que preservem esses organismos benéficos. Por isso, nessa pesquisa objetivou-se verificar em dendezeiro o efeito de injeções de abamectina ou de imidacloprido sobre a incidência de besouros polinizadores. O estudo foi desenvolvido na Estação Experimental Lemos Maia, Ceplac em Una, no estado da Bahia utilizando-se dendezeiros com 12 anos. Aplicou-se imidacloprido ou abamectina via injeção e verificou-se a emergência de adultos em inflorescências masculinas. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizados. O número de indivíduos da espécie E. kamerunicus, independentemente do tratamento aplicado, foi superior ao de E. subvittatus. Além disso, o número E. kamerunicus e de E. subvttatus que emergiram de plantas que receberam injeções de abamectina ou de imidacloprido não diferiram significativamente da testemunha, sem tratamento inseticida. Assim, conclui-se que a aplicação de abamectina ou de imidacloprido via injeção em dendezeiros não afeta o número de indivíduos de E. kamerunicus e E. subvttatus que emergem das flores masculinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Inácio Lacerda Moura, Rosane Rodrigues da Costa Pereira, Mateus Endringer Caliman, Carlos Eduardo Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.