Aspectos dos atributos físicos e químicos do solo em ambientes naturais e áreas com sistema agroflorestal no sul do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.070205Palavras-chave:
solos amazônicos, vegetação natural, agroflorestaResumo
A região amazônica, de maneira geral, apresenta floresta nativa e campos naturais, com elevada acidez e alta saturação por alumínio, o que é característico dos solos amazônicos. O estado natural da vegetação e do solo em estado preservado, tendem ao desenvolvimento favorecido ou não mediantes as condições do solo. A qualidade do solo baseia-se em aspecto biológico, físico e o químico. Objetivou-se com esse trabalho, avaliar os atributos físicos e químicos do solo em áreas de Sistema Agroflorestal, Cerrado, Cerradão e Floresta Nativa na região de Humaitá, Amazonas. Desse modo, para cada área de estudo, foi coletado de modo aleatório, amostras de solos, totalizando 144 amostras sendo a soma dos dois períodos do ano. Sendo realizadas análises físicas e análises químicas. Para as análises estatísticas foi utilizado a análise de variância univariada (ANOVA) e a análise de variância multivariada (MANOVA). A fração silte foram predominantemente alta, a floresta apresentou maior quantidade de espaços porosos, com porosidade total e macroporosidade satisfatória, os valores médios dos índices de agregação gravimétrico e ponderado oram maiores na floresta, cerrado e cerradão. O pH ácido, Al3+ alta em floresta, Ca destacado em teca, jenipapo e mista. Pela análise de componente principal foi possível observar uma sobreposição dos ambientes de cerrado, floresta e cerradão, mostrando uma maior semelhança entre os atributos destes ambientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Guilherme Abadia da Silva, Elilson Gomes de Brito Filho, José Maurício da Cunha, Milton César Costa Campos, Maria Clécia Gomes Sales, Ozias Cunha Bello, Alan Ferreira Leite de Lima, José Matheus da Silva Barbosa, Joel Marx Gomes de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.