Fração volátil e propriedades do aroma da microalga Scenedesmus obliquus
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081505Palavras-chave:
microalgas, compostos orgânicos voláteis, Scenedesmus obliquusResumo
As microalgas apresentam grande potencial para se tornarem uma nova cultura que poderá impactar significativamente a necessidade mundial de alimentos no século XXI. Apesar de seu potencial como ingrediente alimentar, as microalgas precisam de aceitação social como alimento. Além disso, traços organolépticos, como aroma, são fatores-chave para os humanos aceitarem as microalgas como parte de sua dieta. Nesse sentido, alguns requisitos como cultura, espécie e condições ambientais são extremamente importantes para esses microrganismos que são capazes de produzir uma vasta gama de compostos orgânicos voláteis, como álcoois, hidrocarbonetos, ésteres, aldeídos, terpenos, cetonas e lactonas. Assim, o objetivo do estudo foi caracterizar compostos orgânicos voláteis com um descritor de aroma da biomassa microalgal de Scenedesmus obliquus. Os compostos voláteis foram isolados por microextração em fase sólida aplicada no headspace, detectados por cromatografia gasosa e diferenciados por espectrometria de massa (HS-SPME-GC/MS). Os resultados mostraram que hexanol, 3-metil-1-butanol e 1-propanol foram identificados como os voláteis mais abundantes na biomassa de Scenedesmus obliquus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paola Lasta, Karem Rodrigues Vieira, Pricila Nass Pinheiro, Roger Wagner, Leila Queiroz Zepka, Eduardo Jacob-Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.