Percepções e conhecimentos dos estudantes sobre fungos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.064401Palavras-chave:
Reino Fungi, Ensino de Micologia, Ensino de CiênciasResumo
O presente estudo trata-se de uma pesquisa sobre as percepções e conhecimentos que os estudantes concluintes do ensino médio apresentam sobre fungos, organismos de importância ecológica, médica e econômica. O percurso metodológico desta investigação envolveu a participação de 305 estudantes da rede pública e privada do município de Diadema/SP, cidade localizada na Região Metropolitana do Estado de São Paulo. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário de pesquisa, construído e validado para compreender a visão dos estudantes sobre o assunto. Os resultados evidenciaram que os estudantes finalizam a educação básica com conhecimentos limitados sobre os fungos, de forma a pouco perceber a importância desses organismos no meio ambiente e na vida cotidiana, além de exibir concepções equivocadas sobre esses organismos. Espera-se que os resultados deste estudo ampliem o debate e auxilie em reflexões sobre o ensino de micologia nas escolas e nas instituições de formação de professores, de modo a impactar positivamente no fazer pedagógico dos professores e, consequentemente, no aprender dos estudantes, em especial, quando o assunto em questão forem os fungos.
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