Transferência de massa e características físico-químicas da carne de pescoço de peru durante a salga seca
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.101501Palavras-chave:
carne de aves, charque, difusividade aparenteResumo
O pescoço de peru é um corte com alta proporção de carne quando comparado ao pescoço de outras aves, rico em fibras vermelhas e pouco valorizado pela indústria de alimentos. É possível agregar valor a este coproduto através da salga seca, um método barato e viável para a produção de produtos cárneos desidratados, como o charque. A carne de pescoço de peru foi submetida à salga seca sob temperaturas distintas para estudar o seu ganho de sal e a perda de água em geometria de placa plana, usando as equações derivadas da Lei de Fick, além da influência do processo nas características físico-químicas. Os valores mais altos de perda de água (33,99%) ocorreram a 10 °C, enquanto o ganho de sal mais alto (9,47%) foi observado a 15 °C. O modelo empírico apresentou um bom ajuste aos dados experimentais. As difusividades aparentes estiveram entre 1,02 x 10-10 m2/s and 1,18 x 10-10 m2/s. A salga seca promoveu pequena redução no pH, o escurecimento da carne, enquanto a força de cisalhamento aumentou. Após o processo, a atividade de água (aw) foi 0,74 e 0,79, umidade entre 40,14% e 45,97% e o resíduo por cinzas (12,30% -14,03%), que caracteriza um produto salgado com características similares ao charque. É possível estimar a quantidade desejável de sal, produzindo um produto alimentício estável com um alto potencial de conservação e uma ampla variedade de aplicações para produtos salgados derivados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Janaína Cristina Martins Mota, Laura Luíza Ferreira Cavalcanti, Lenilton Santos Soares, Marieli de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.