Simulando um Amplificador Lock-in Utilizando a Interface Multimídia de um PC
Palavras-chave:
amplificadores lock-in, instrumentação para ensinoResumo
Amplificadores lock-in são instrumentos de grande importância para o tratamento de sinais emexperimentos de física. O processamento de sinais de baixa amplitude é particularmente relevante quandodesejamos estudar as propriedades elétricas e magnéticas de materiais. Contudo, para diversas aplicações,principalmente as relacionadas com ensino de instrumentação e física experimental, surge o problema doalto custo envolvido na aquisição deste equipamento. Isto pode ser contornado utilizando-se umainterface de áudio, acoplada a um microcomputador, para simular seu funcionamento. Apesar daslimitações que podem surgir, sua utilização é bastante interessante sob o aspecto didático, servindo tantopara ilustrar o funcionamento de um lock-in como proporcionando uma opção de baixo custo para arealização de certos experimentos em sala de aula.Downloads
Publicado
2011-11-20
Como Citar
Kaschny, J. R. de A., & Vieira, S. R. (2011). Simulando um Amplificador Lock-in Utilizando a Interface Multimídia de um PC. Scientia Plena, 1(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/565
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.