Síntese, assinalamento completo e estudo do perfil farmacocinético, bioativo e de toxicidade do 2-propin-1-il 2,3,4,6-tetra-O-acetil-β-D-glicopiranose
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.077201Palavras-chave:
In silico, O-glicosídeos, Assinalamento completoResumo
Os O-glicosídeos são carboidratos de ocorrência natural e que apresentam atividades biológicas promissoras. No entanto, o caminho convencional para comercialização de um medicamento envolve um processo exaustivo e caro. Em contrapartida, pesquisas baseadas em uma abordagem in silico, têm se mostrado eficientes na predição de propriedades farmacodinâmicas, reduzindo tempo e custos. Nesse trabalho, relatamos a síntese, assinalamento completo e avaliação do perfil farmacocinético e de toxicidade do 2-propin-1-il 2,3,4,6-tetra-O-acetil-β-D-glicopiranose. O composto foi obtido em bom rendimento e excelente estereosseletividade. A partir do experimento de NOESY foi possível determinar o produto majoritário da reação de glicosilação. O estudo in silico, relatado pela primeira vez, indicou que este composto apresenta boa biodisponibilidade oral, é ativo frente aos principais alvos moleculares e exibe baixa toxicidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.