Controle químico de plantas daninhas monocotiledôneas na cultura do gergelim
Palavras-chave:
Sesamum indicum L., herbicida, quizalofope-p-etílico, fitotoxicidadeResumo
Este trabalho teve o objetivo de avaliar os efeitos de aplicações pós-emergenciais do herbicida quizalofope-p-etílico no controle de plantas daninhas monocotiledôneas, sobre os componentes de produção e fitotoxicidade à cultura do gergelim (Sesamum indicum L., cv. BRS 196). Instalou-se o experimento seguindo esquema fatorial (3 x 2) + 2 testemunhas adicionais, sendo três épocas de aplicação: 15, 30 e 45 dias após a emergência da cultura e duas dosagens do herbicida (1,5 e 2,0 L.ha-1), juntamente com as testemunhas (capinada e não capinada), para análise das variáveis: produtividade e componentes de produção; e fatorial 3 x 2 para análise das variáveis: controle de plantas daninhas e fitotoxicidade, em delineamento de blocos casualizados, com 4 repetições. Para obtenção dos dados das variáveis: fitotoxicidade e controle de plantas daninhas, utilizou-se a escala do European Weed Research Council (EWRC), que baseia-se em métodos visuais de avaliação relativos ao grau de controle dos herbicidas, sendo as avaliações realizadas após sete dias de cada aplicação. Os resultados obtidos permitiram concluir que o herbicida não causou nenhum sintoma visual de fitotoxicidade ao gergelim, no entanto a aplicação às dicotiledôneas não foi satisfatória, visto que a pressão de plantas daninhas desta classe afetou negativamente a produtividade e os demais componentes de produção da cultura. Verificou-se ainda que nas duas dosagens utilizadas, a aplicação do herbicida até os 30 dias após emergência da cultura foi suficiente para controlar as plantas daninhas monocotiledôneas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.