Avaliação da atividade antimicrobiana da casca da Mimosa caesalpiniifolia Benth (Sabiá)
Palavras-chave:
Atividade antimicrobiana, Mimosa caesalpiniifolia, acetato de etilaResumo
As plantas são importantes fontes de substâncias capazes de inibir o crescimento de bactérias e fungos. A pesquisa de novos agentes antimicrobianos se faz necessária devido ao surgimento de micro-organismos resistentes e de infecções oportunistas fatais. Tais pesquisas podem contribuir significativamente na descoberta de novos agentes, A atividade antimicrobiana de uma espécie típica do bioma caatinga, a Mimosa caesalpiniifolia Benth, foi estudada frente a três grupos de bactérias patogênicas: Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Mycobacterium smegmatis e a levedura Candida albicans. Os extratos da planta, especialmente com o solvente acetato de etila, apresentaram capacidade de controlar o crescimento de uma ou mais espécies de micro-organismos com média de halos entre 11 a 23mm. A Concentração Mínima Inibitória (CMI) realizada com este extrato apresentou concentração de 128μg/mL, resultado este considerado forte inibição em se tratando de extrato de planta. O teste de sinergismo entre o extrato acetato de etila e antibióticos de referência, apresentaram efeito sinergistico na interação entre o extrato da planta e a Polimixina na inibição da P. aeruginosa. O extrato da planta mostrou bom potencial de aplicação com antimicrobiano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.