Ferramenta computacional gráfico-iterativa de dimensionamento e detalhamento de vigas protendidas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049920Palavras-chave:
concreto protendido, vigas, softwareResumo
O presente trabalho traz um estudo que busca facilitar a solução de problemas de engenharia estrutural, com enfoque em vigas isostáticas de concreto protendido. Para tanto, foi desenvolvida uma ferramenta computacional em linguagem Visual Basic, ambiente de desenvolvimento de programas da Microsoft, que segue as disposições da NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – procedimento. As rotinas do programa têm como foco realizar os cálculos envolvidos no dimensionamento e detalhamento de vigas protendidas. Em se tratando dos objetivos específicos, pode-se citar: cálculo das propriedades geométricas da seção transversal da viga; cálculo da força de protensão; dimensionamento da armadura de protensão; definição e traçado dos cabos de protensão, com exposição visual do desenho do cabo; cálculo das perdas de protensão; verificação das tensões em estado limite de serviço; verificação do estado limite último; verificação da flecha e; dimensionamento da armadura passiva. Os resultados são apresentados com a execução da ferramenta computacional, exposta aqui por figuras. A partir disso, concluiu-se que o dimensionamento de vigas protendidas pelo programa se mostra rápido e prático para solução de problemas, o que o faz útil para o trabalho na área de concreto protendido. A utilização das metodologias prescritas pelas normas vigentes permitiu análises detalhadas do comportamento em serviço das vigas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.