Análise Exploratória de Dados de Imagens Digitais Noturnas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049912Palavras-chave:
Processamento de Imagens, Estatísticas de Imagem, Aprimoramento de ImagensResumo
Em aquisição de imagens, o triângulo da exposição é fator determinante para a qualidade percebida e captura fidedigna dos elementos que compõe a cena. Condições de aquisição não controladas ou ambientes que não permitem a utilização de iluminação artificial adequada resultam em imagens que demandam pósprocessamento e correção. Neste trabalho faz-se uma análise baseada em estatística inferencial sobre os impactos da subexposição e superexposição na distribuição da luminância mensurada. Dois conjuntos pareados de imagens noturnas são considerados, modificando-se o tempo de exposição. Os resultados obtidos indicam que a distribuição dos valores de píxel é afetada de maneira significativa, indicando a possibilidade do uso de estatísticas clássicas para compreender e mitigar os efeitos indesejáveis da saturação e subexposição. Com base nos resultados, considera-se viável a aplicação de estatísticas clássicas como função objetivo em redes neurais artificiais profundas, oferecendo vantagens, em termos de custo computacional, sobre técnicas baseadas na perda perceptual ou no treinamento de redes adversárias.Downloads
Publicado
2019-06-03
Como Citar
Steffens, C. R., Drews-Jr, P. L. J., Botelho, S. S. da C., & Mattos, V. L. D. de. (2019). Análise Exploratória de Dados de Imagens Digitais Noturnas. Scientia Plena, 15(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049912
Edição
Seção
VIII Conferência Sul Modelagem Computacional/VIII Seminário Workshop Engenharia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.