Qualidade de frutos de genótipos de umbu-cajazeiras (Spondias sp.) oriundos da microrregião de Iguatu, CE
Palavras-chave:
Frutas nativas, caracterização, atributos, sólidos solúveis.Resumo
A umbu-cajazeira é uma árvore frutífera de ocorrência espontânea no semi-árido nordestino e seus frutos são explorados apenas de forma extrativista. Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade química de frutos de umbu-cajazeiras (Spondias sp.), oriundos de diferentes genótipos, da Microrregião de Iguatu, CE. A colheita foi realizada no mesmo dia, em de março de 2007, sendo os frutos retirados com auxílio de um gancho, no estádio de maturação comercial indicado pela, cor amarelo-alaranjada da casca. Foram colhidos frutos de vinte genótipos e avaliados quanto a: sólidos solúveis, açúcares solúveis totais, acidez titulável, relação SS/AT e vitamina C. A análise dos dados revelou diferenças significativas entre os genótipos estudados. Com relação aos parâmetros de qualidade avaliados, os frutos em geral apresentaram acima de 10 °Brix sólidos solúveis, alto teor de açúcares totais (6,73%), relação SS/AT acima de 10,32 e acidez titulável superior a 1%. A média geral de vitamina C foi 26,55 mg. 100g-1, fator este de grande importância para a indústria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.