Dosimetria biológica para campos mistos gamma-neutron
Palavras-chave:
Dosimetria citogenética, nêutrons, radiação gamaResumo
Há uma preocupação crescente sobre os membros de companhias aéreas (cerca de um milhão em todo o mundo) expostos a doses mensuráveis de nêutrons. Historicamente, ensaios de dosimetria citogenética têm sido baseados na quantificação de alterações cromossômicas assimétricas (dicêntricos, anéis e fragmentos acêntricos) em linfócitos T estimulados para entrar em mitose após a exposição à radiação. O aumento dos níveis de danos cromossômicos em linfócitos do sangue periférico é um indicador sensível de exposição à radiação e é rotineiramente explorado para avaliar a dose de radiação absorvida após exposição acidental ou ocupacional. Como acidentes radiológicos não ocorrem com grande freqüência, nem todas as nações julgam ser economicamente viável manter a competência biodosimétrica. Contudo, o acesso seguro aos recursos de dosimetria biológica é fundamental em casos de acidentes. Neste trabalho, uma curva dose-resposta foi medida para a indução de alterações cromossômicas em linfócitos do sangue periférico após exposição crônica in vitro a um campo misto nêutron-gama. O sangue foi obtido de um doador saudável e exposto a duas fontes de 241AmBe (20 Ci) no Laboratório de Calibração Neutrônica (NCL - CRCN / NE - PE - Brasil). As doses absorvidas avaliadas foram de 0,2 Gy; 1,0 Gy e 2,5 Gy. Os cromossomos dicêntricos foram observados na metáfase, após utilização de Colcemid e 1000 metáfases foram analisadas quanto a presença de dicêntricos por dois avaliadores após coloração por Giemsa a 5%. Os resultados mostraram uma dependência linear entre a dose absorvida a freqüência de cromossomos dicêntricos. A curva dose-resposta descrita neste documento contribuirá para a construção de curva de calibração que será usada em nosso laboratório de dosimetria biológica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.