Geotecnologias aplicadas no reconhecimento de padrões de uso e cobertura da terra a partir da escala da paisagem no município de Belterra, Pará
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.115301Palavras-chave:
Planejamento, Paisagem, Geotecnologias.Resumo
Os usos de técnicas de análise espacial, as chamadas geotecnologias, vêm contribuindo significativamente para o monitoramento, mapeamento e fiscalização das mudanças ocorridas na superfície terrestre. Entre as diversas possibilidades de uso dessas técnicas, destacam-se aquelas voltadas à análise e interpretação da paisagem e sua dinâmica, fornecendo importantes elementos à compreensão da realidade socioespacial no qual está inserida e, para, além disso, como tais processos, sobretudo antrópicos, interagem com o ambiente natural, formando padrões específicos de uso da terra. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo central analisar o emprego de geotecnologias no reconhecimento de padrões de uso e ocupação da terra a partir da escala da paisagem em uma área situada no município de Belterra, estado do Pará. Para tanto, emprega-se de forma integrada técnicas de processamento digital de imagem, com dados cartográficos e trabalho de campo. O produto gerado, a partir de uma cena Landsat TM-5, das bandas 5, 4 e 3, consistiu num mapa dos diferentes tipos de uso e cobertura da terra, os quais foram organizados em dois grandes grupos: unidades de paisagem natural e unidades de paisagem antropizadas. O que permitiu observar a distribuição espacial e a área ocupada pelas diferentes unidades detectadas, bem como avaliar a dinâmica espacial de produção e modificação da paisagem. Como suporte à análise espacial, o uso das técnicas empregadas mostrou-se de grande aplicabilidade na delimitação e caracterização de unidades de paisagem, consideradas atualmente importantes categorias de análise espacial no âmbito do planejamento e da gestão territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.