Treinamento de habilidades sociais como combate à homofobia: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.059901Palavras-chave:
Habilidades Sociais, Homofobia, Adolescência.Resumo
O presente estudo teve como objetivo relatar a experiência de um Programa de Treinamento voltado para a promoção de habilidades sociais utilizadas como estratégia de combate à homofobia. Participaram 22 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 17 anos, alunos de uma escola pública do município de Aracaju, Sergipe. O programa foi composto por 10 sessões semanais de 50 minutos e contou com uma abordagem psicoeducativa e cognitivo-comportamental, através de diversas técnicas e atividades voltadas para o universo do adolescente. Os resultados apontaram uma boa aceitabilidade por parte dos adolescentes e maior conhecimento da temática “diversidade sexual”, que antes era desconhecida para o referido público. Sua eficácia foi observada através da mudança verificada nas atitudes e comportamentos dos adolescentes na direção da promoção de habilidades sociais relacionadas à homofobia, já que os jovens se mostraram mais abertos a se relacionarem de forma mais respeitosa com pessoas que fogem à norma da heteronormatividade no seu convívio social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.