Eletropolimerização de azul de metileno sobre carbono vítreo e estabilidade do filme de poli(azul de metileno)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.097201Palavras-chave:
azul de metileno, eletropolimerização, polímeros condutoresResumo
Os polímeros condutores (CP) têm permeado muitos campos de pesquisa eletroquímica. O trabalho tem como objetivo estudar diferentes condições para a polimerização eletroquímica do azul de metileno (MB) sobre carbono vítreo e testar a estabilidade dos filmes poliméricos (PMB) formados, a fim de que possam a vir a ser usados como biomembranas. O estudo da eletropolimerização do MB foi feito através da técnica de voltametria cíclica, na faixa de potencial de -0,40 a +1,20 V, a uma velocidade de varredura de 50 mV s-1. Os parâmetros estudados para a eletropolimerização foram o o uso de diferentes soluções eletrolíticas, o potencial inicial aplicado e um pós-tratamento, que consistia em manter o filme polimérico em sua solução formadora por 24 h a 4 ºC. Para a avaliação da estabilidade dos filmes formados, voltamogramas cíclicos foram obtidos na faixa de potencial de -0,40 a +0,50 V, com uma velocidade de varredura de 50 mV s-1, em intervalos de 5 minutos entre cada leitura, utilizando uma solução de tampão acetato (pH 5,0) e NaNO3 0,1 mol L-1. Na maioria dos cenários testados, o sinal da corrente do PMB decai com o passar do tempo. No entanto, dentre as várias condições testadas, a que apresentou melhores resultados envolve deixar o eletrodo mergulhado na sua solução formadora, proporcionando que o monômero ainda presente no filme possa ser lixiviado de volta à solução, e garantindo um sinal estável com o passar do tempo.Downloads
Publicado
2016-09-27
Como Citar
Braun, W. A., Kussler, R. C., Bagatini, M., & Hilgemann, M. (2016). Eletropolimerização de azul de metileno sobre carbono vítreo e estabilidade do filme de poli(azul de metileno). Scientia Plena, 12(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.097201
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.