A contribuição da Creche Seara para uma alimentação saudável de crianças de 1 a 5 anos, no município de Santarém, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069915Palavras-chave:
Creche Seara, Alimentação saudável, Crianças.Resumo
O estudo foi desenvolvido em uma instituição que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, especialmente daquelas cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social, a creche Centro Educacional João de Barro (CEJB) mantido pela Associação Santarena de Estudos e Aproveitamento dos Recursos da Amazônia (Seara), no município de Santarém, Pará. O presente trabalho teve como objetivo descrever as ações educativas, sócio- culturais e pedagógicas desenvolvidas no CEJB e identificar o perfil dos voluntários/ profissionais atuantes na creche. Quanto à metodologia, a pesquisa é um estudo de caso, de enfoque quanti-qualitativo, na qual se utilizou de observação, entrevista semi-estruturada com profissionais que atuam na creche, como diretora, coordenadoras, professores e nutricionista, e posteriormente, aplicação de um questionário destinado a 23 voluntários para conhecer melhor os trabalhos realizados na creche, bem como as práticas educativas desenvolvidas. A equipe de funcionários é ampla e diversificada, dentre os voluntários, destaca-se a participação dos pais, os integrantes da ONG denominada “Amigos da Alemanha” e um nutricionista. Constatou-se a importância da integração das instituições de ensino com as famílias das crianças para o desenvolvimento de práticas de promoção a saúde. Portanto, as ações educativas sobre alimentação saudável desenvolvidas pela creche estão contribuindo no combate as deficiências e carências alimentares de várias crianças de baixa renda das crianças atendidas pela creche, bem como na orientação dos pais e responsáveis das crianças que são atendidas para continuidades de boas práticas alimentares em casa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.