A experimentação como método inovador para o ensino de ciências: estudo realizado com uma turma do curso de pedagogia

Autores

  • Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Maria Dulcimar de Brito Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Sinaida Maria Vasconcelos Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Saiara Conceição de Jesus da Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Neriane Nascimento da Hora Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069906

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Experimentação, PARFOR

Resumo

O objetivo deste trabalho foi desenvolver experimentos voltados para o ensino de Ciências - Ensino Fundamental I, tendo em pauta a identificação das dificuldades encontradas pelos professores em utilizar a experimentação como metodologia de ensino em suas aulas de ciências, proporcionando uma análise sobre a da disciplina Química e Metodologia do Ensino de Ciências para sua atuação profissional. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativo-quantitativo, do tipo exploratório. A pesquisa foi realizada durante a disciplina Química e Metodologia do Ensino de Ciências, tendo como participantes 18 graduandos do 5º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), este curso foi ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a formação voltada para conteúdo específicos no Ensino Superior voltado para a preparação do professor polivalente se faz necessária, porém a inclusão de disciplinas de conteúdo específico não pode estar dissociada da metodologia de ensino

Biografia do Autor

Paulo Alexandre Panarra Ferreira Gomes das Neves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

http://lattes.cnpq.br/2941099972931070

Maria Dulcimar de Brito Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

http://lattes.cnpq.br/9320177059898828

Sinaida Maria Vasconcelos, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

http://lattes.cnpq.br/4767038085471534

Saiara Conceição de Jesus da Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

http://lattes.cnpq.br/9160726456115092

Neriane Nascimento da Hora, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

http://lattes.cnpq.br/4171669232752740

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

das Neves, P. A. P. F. G., Silva, M. D. de B., Vasconcelos, S. M., da Silva, S. C. de J., & da Hora, N. N. (2016). A experimentação como método inovador para o ensino de ciências: estudo realizado com uma turma do curso de pedagogia. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069906

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)