Modificação de celulose e avaliação da sua ação no fenômeno de parafinação em petróleo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054217Palavras-chave:
Celulose, aditivo, parafinaçãoResumo
A celulose é uma substância natural, macromolecular, não tóxica, de origem renovável e biodegradável, cuja estrutura química pode sofrer modificações através da substituição das hidroxilas presentes na sua macromolécula e assim, obter produtos com variadas propriedades de uso. Com o aumento da atenção mundial para a degradação ambiental, a obtenção de novos produtos a partir de modificação química da celulose tem sido realizada com crescente aplicabilidade em diversos setores industriais, dentre eles, a indústria de extração e produção de petróleo. Este estudo mostra a ação de uma substância surfactante obtida a partir de xantatos celulósicos de sisal (Agave sisalana) modificado em bancada de laboratório com álcool láurico no fenômeno de parafinação de petróleo pesado, por meio da medida de temperatura de iniciação de aparecimento de cristais de parafina (TIAC) e da energia de ativação de fluxo. Os resultados dos referidos experimentos mostraram que este não reduziu os valores de TIAC em amostra de óleo pesado em estudo, mas promoveu reduções na energia de ativação de fluxo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.