O Processo de Metropolização Brasileiro: evolução e institucionalização das RM’s
Resumo
A análise das transformações sócioespaciais que desencadearam o processo de metropolização brasileiro, sua evolução e institucionalização das RM’s é o principal objetivo deste artigo. De forma específica, procurou-se apontar os efeitos desse fenômeno sobre o território e seus moradores, o que se fez através de pesquisa exploratória e descritiva que, a priori, teve a necessidade de um levantamento bibliográfico feito a partir de trabalhos já desenvolvidos nessa área. No primeiro momento é traçado um percurso linear da evolução do objeto de estudo e, na sequência, buscou-se mostrar o papel do Estado para o reconhecimento das áreas metropolitanas. Os principais resultados desse estudo indicam que os moradores das RM’s, em geral, não são naturais da região e que o acesso aos bens urbanísticos nem sempre lhes foi assegurados. Observou-se também um crescimento tendencial dos aglomerados e, consequentemente, um aumento consubstancial dos contingentes humanos ali fixados. Quanto ao reconhecimento das RM’s, percebe-se forte ação da União, de forma autoritária e concentradora, no desenvolvimento de políticas urbanas que favoreceu um crescimento vertiginoso, compartimentado e estanque.
Palavras-Chave: Crescimento Urbano, Regiões Metropolitanas, Papel do Estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.