Avaliação de diferentes modelos de secagem para liofilização de mangabas maduras com diferentes diâmetros, através de indicadores de desempenho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054210Palavras-chave:
Secagem, modelagem, Hancornia speciosa GomesResumo
Os modelos matemáticos de secagem são empregados com o intuito de caracterização do processo ao estimar parâmetros importantes para o mesmo. A mangaba (Hancornia speciosa Gomes) é uma fruta de clima tropical com elevada perecibilidade, este aspecto propõe o uso de técnicas alternativas para promover o aumento da vida útil, dentre está à liofilização. Diante disto, objetivou-se analisar diversos modelos matemáticos (Page, Henderson e Pabis, Lewis e Midilli) para avaliar aquele que melhor se adequa as condições do processo, por meio de índices de desempenho associados a cada modelo: fatores de precisão (Af) e de viés (Bf), raiz do erro quadrático médio (REQM) e erro padrão de predição (%SEP). As frutas foram congeladas à temperatura de -20°C em freezer convencional, seguida da liofilização, em liofilizador da marca Liotop modelo L-108, a -50°C e vácuo parcial de 38 μmHg durante 1380 min. Mediante os resultados, observa-se que o modelo de Page mostrou-se mais preciso independentemente do diâmetro, com Af: 1,9198, Bf:1,8446 , REQM: 0,0275 e %SEP: 5,6298 e Af: 1,7334 Bf: 1,6735; REQM: 0,0221 e %SEP: 3,5545 para as mangabas pequenas e grandes, respectivamente. Diante disto, nota-se que a melhor correlação entre os dados experimentais e estimados é dada pelo Modelo de Page.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.