Estudo da Adsorção De Poluentes Orgânicos Em Materiais Poliméricos.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054202Palavras-chave:
adsorção, corantes, esferas de quitosanaResumo
A poluição de cursos d’água por efluentes contendo corantes gera grande preocupação. Até o presente momento não há um método geral para a descontaminação de efluentes aquosos da indústria têxtil. O processo de adsorção vem se destacando no setor industrial, devido, principalmente, ao baixo custo e eficiência nas taxas de remoção. A adsorção de corantes industriais por esferas de quitosana mostrou que, com o aumento da concentração do corante Turquesa G 133% Remazol aumenta a capacidade adsortiva das esferas. Testes com efluente real demonstrou que a capacidade de adsorção do material foi menor do que a observada com o uso do corante sintético, entretanto, após 24 horas verificou-se uma queda significativa da absorbância da amostra, mostrando que o material sintetizado é promissor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.