Mudanças de curto prazo no balanço sedimentar da Praia do Icaraí (Caucaia, Ceará) durante uma ressaca do mar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.045301Palavras-chave:
Ressacas do Mar, Erosão Costeira, Balanço SedimentarResumo
Este artigo apresenta resultados de um experimento de campo realizado para avaliar a resposta morfológica de uma praia arenosa durante um evento de ressaca do mar. O estudo foi realizado na Praia do Icaraí, localizada no litoral da Região Metropolitana de Fortaleza. O experimento de campo foi baseado no acompanhamento contínuo de cinco seções de controle a partir de informações topográficas e oceanográficas. Foram realizadas 7 campanhas de campo (28/01/14 a 09/02/14). As respostas morfológicas dos trechos observados foram diferentes em termos de erosão e deposição. A seção limitada por dunas antropizadas (S1) apresentou erosão da berma e da praia submersa. Os trechos costeiros limitados por uma estrutura de proteção costeira (S2 a S4) apresentaram recuo da parte superior do perfil. No trecho de dunas frontais (S5), houve uma erosão generalizada da duna e da berma. De forma geral, a Praia do Icaraí é vulnerável a eventos de ressaca do mar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.