Cobertura florestal e qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Jucu, estado do Espírito Santo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.010201Palavras-chave:
bacia hidrográfica do rio Jucu, Cobertura florestal, qualidade da águaResumo
Os fragmentos florestais remanescentes da mata atlântica influenciam indubitavelmente na qualidade da água dos rios que drenam. Objetivando analisar o percentual de cobertura florestal e os impactos antrópicos sobre os parâmetros de qualidade da água e compará-las em relação à resolução CONAMA no 357/2005, estudaram-se duas sub-bacias: rio Formate e rio Jucu Braço Sul, no qual pertencem a Bacia Hidrográfica do rio Jucu. Para subsidiar a discussão utilizou-se o IQA da CETESB e o Software ArcGIS 9.3 para elaborar a base de dados espaciais. Os resultados expõem que o Rio Jucu (Braço Sul) com 68% de cobertura florestal apresentou água com índice de qualidade “boa” em todos os pontos e o Formate com 41% de cobertura florestal entre “regular” e “ruim”. Destaca-se também que as variáveis que se apresentaram acima do limite estabelecido pela resolução CONAMA 357/2005 foram DBO5, Ptotal, Ntotal e Colifirmes Termotolerantes principalmente na sub-bacia do rio Jucu, que representam poluição antrópica. Por fim, o estudo aponta a influência do ambiente externo sobre a qualidade da água, relevando a importância da cobertura florestal como meio de proteção aos mananciais, e assim priorizar sua segurança hídrica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.