Mastectomia radical como tratamento da mastite apostematosa crônica em ovelha Santa Inês: relato de caso
Palavras-chave:
glândula mamária, cirurgia e ovinoResumo
A mastite é uma inflamação da glândula mamária, de origem bacteriana, fúngica ou viral, e que promove alterações físico-químicas e patológicas do tecido glandular. O presente trabalho objetivou relatar a técnica de mastectomia radical bilateral em ovelha da raça Santa Inês, com 24 meses de idade, diagnosticada com mastite apostematosa crônica na Clínica de Grandes Animais do Centro de Desenvolvimento da Pecuária da Universidade Federal da Bahia. O exame físico da glândula mamária revelou aumento de volume, sensibilidade, hipertermia, consistência firme e ausência de secreção láctea. Foram realizados ainda exames laboratoriais como o hemograma e mensuração do fibrinogênio plasmático. A terapêutica clínica instituída baseou-se na administração de anti-inflamatório e antibióticos sistêmicos, além da utilização de pomada intramamária e massageamento do úbere com pomada. Após três dias de tratamento houve melhora do processo inflamatório, entretanto não foi observado o retorno da função secretora mamária, optando-se por realizar a técnica de mastectomia radical bilateral. No pós-cirúrgico, o animal foi tratado com antibiótico e anti-inflamatório sistêmicos, além do tratamento da ferida cirúrgica, recebendo alta médica 14 dias após a cirurgia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.