Varicocele bilateral em ovino: relato de caso
Palavras-chave:
degeneração testicular, cordão espermático e histopatologiaResumo
Um ovino da raça Dorper foi atendido na Clínica de Ruminantes do Centro de Desenvolvimento da Pecuária (CDP) - EMEVZ/UFBA, diagnosticado com varicocele bilateral, após realização de exame físico e anatomo-histopatológico. O animal era proveniente do município de Entre Rios - BA. Na anamnese, o proprietário relatou que o animal apresentava aumento de volume escrotal e emagrecimento progressivo. O animal morreu no dia posterior ao internamento e na necropsia, os cordões espermáticos mediam 9,4 cm de comprimento, 6,2 cm de largura e 4,4 cm de altura, possuindo superfície irregular e multinodular. Os testículos encontravam-se atrofiados. As alterações histológicas revelaram que os cordões espermáticos apresentavam grandes trombos, obliterando quase que completamente as veias espermáticas nos plexos pampiniformes. Observou-se ainda leve a moderada fibrose intersticial dos parênquimas testiculares, e parte dos túbulos seminíferos encontravam-se desprovidos de epitélio germinativo (espermatogênico) caracterizando a degeneração testicular. Pode-se concluir que essa doença, acompanhada de trombose na veia espermática interna prejudicou a termorregulação levando a ocorrência de degeneração testicular, conforme pôde ser verificado neste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.