Tratamento clínico-cirúrgico de carcinoma de células escamosas vulvar em bovinos do Estado de Sergipe
Palavras-chave:
bovino leiteiro, cirurgia e carcinoma epidermóideResumo
Neoplasias da pele e anexos, como os carcinomas de células escamosas, desenvolvem-se principalmente em animais criados em países de clima tropical, como o Brasil, em especial pela exposição crônica dos mesmos à radiação ultravioleta. É relatado o tratamento clínico-cirúrgico de dois bovinos de aptidão leiteira, com carcinoma de células escamosas, confirmado pelo exame histopatológico, produtivo e erosivo em lábio vulvar esquerdo, criados no município de Maruim-SE. O tratamento foi realizado pela extirpação do lábio vulvar e dos tecidos adjacentes associado à administração de oxitetraciclina, dipirona e curativo local no pós-operatório, sendo a sutura retirada 14 dias após o procedimento cirúrgico, com os animais apresentando boa cicatrização e oclusão da vagina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.