Pirocloro no Stock Itajú do Colônia, Sul do Estado da Bahia, Nordeste do Brasil
Palavras-chave:
Pirocloro, Sienitos, Itajú do ColôniaResumo
O pirocloro [(Na,Ca)2Nb2O6(OH,F)] é mineral raro e tem grande importância econômica por ser o mineral fonte de nióbio, metal com grande aplicabilidade em diversos setores da indústria. Este artigo relata a primeira ocorrência de pirocloro em sodalita sienitos e sodalititos do Stock Itajú do Colônia, no Estado da Bahia. Além da microscopia convencional, grande parte do estudo foi realizado com microscópio eletrônico de varredura, utilizando-se de imagens de elétrons retroespalhados. Obteve-se igualmente com espectrômetro de energia dispersiva dados químicos dos cristais de pirocloro que permitiram evidenciar que eles cristalizaram-se desde o estágio magmático, contemporâneo com a cristaliazação da sodalita, até o estágio hidrotermal com cristalização contemporânea a zeólitas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.