Concepções alternativas de estudantes da 1º série do ensino médio sobre ácidos e bases investigadas nas ações do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão
Palavras-chave:
concepções alternativas, ácidos e bases, oficinas temáticasResumo
Analisamos as concepções alternativas de 89 estudantes do 1º ano do ensino médio sobre ácidos e bases. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de questionário, durante as ações do PIBID/Química/UFS/São Cristóvão. Notou-se que a maioria dos alunos apresenta pouco conhecimento sobre ácidos e bases. O único modelo científico usado para ácidos e bases baseia-se na teoria de Arrhenius. Porém, mesmo não sabendo definir os conceitos, os alunos identificam substâncias ácidas presentes no cotidiano. O que reafirma a necessidade de integração entre os conceitos científicos e situações vivenciadas pelos alunos. O reconhecimento das suas concepções nos permite planejar e reorganizar a sequência de ensino de nossa oficina temática, a fim de contribuir para construção do conhecimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.