Estimativa do tempo de exposição à radiação solar para desinfecção de águas residuárias domésticas
Palavras-chave:
SODIS, Águas residuárias domésticas, Reúso agrícolaResumo
O reúso de águas residuárias domésticas na agricultura é uma importante ferramenta para o gerenciamento dos recursos hídricos. No entanto, essas águas contêm patógenos que devem ser previamente inativados. Uma opção promissora para tratamento dessas águas é a desinfecção solar. Portanto, o objetivo deste trabalho foi estimar o tempo de exposição à radiação solar necessário para desinfecção de águas residuárias domésticas até níveis adequados para reúso agrícola, considerando as variações espaciais e temporais da incidência de radiação solar no estado de São Paulo. Para isso, foi utilizado um modelo matemático que representa a população remanescente de coliformes fecais em águas residuárias após exposição a uma determinada dose de radiação solar e dados de radiação solar obtidos pelo projeto SWERA. A partir disso, foram gerados 12 mapas da eficiência da desinfeção solar, para todas as estações do ano e para três concentrações de sólidos suspensos totais na água residuária doméstica. Os resultados indicam que a eficiência da desinfecção solar varia de acordo com as estações do ano, sendo que os melhores resultados são obtidos na primavera e os piores no inverno. Além disso, foi observado que quanto menor a concentração de sólidos suspensos, maior o potencial de aplicação da desinfecção solar no estado de SP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.