PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância.
Palavras-chave:
Redação Online, ENEM, CidadaniaResumo
O grupo de pesquisa em Linguística Aplicada (GPLA) do IFRS Câmpus Rio Grande desenvolveu nos anos de 2011 e 2012 projetos de pesquisa com o objetivo principal de colaborar para que os estudantes não apenas exercitassem as habilidades de ler e escrever visando às provas do ENEM – que, atualmente, é principal meio para ingresso Instituições de Ensino Superior – mas também se apropriassem do gênero dissertação, requerido também em outras provas de vestibulares. Tais atividades aconteceram na modalidade a distância: na primeira edição, o curso foi oferecido apenas a estudantes do Câmpus; na segunda, também foram aceitos membros da comunidade, o que trouxe resultados diferentes à pesquisa. Assim, a partir dos dados coletados nessas duas edições, foi possível ao GPLA estudar os hábitos de leitura dos participantes, bem como suas principais dificuldades nas práticas de escrita. Da mesma forma, pôde-se perceber as características da aprendizagem colaborativa, essenciais para que um curso a distância seja bem sucedido. Como suporte teórico, foram usadas as Teorias da Atividade (ENGESTRÖM, 1999) e dos Multiletramentos (ROJO, 2010; ROJO & MOURA, 2012).Downloads
Publicado
2015-02-10
Como Citar
Almeida, A. C. P. de, & Rosa, S. H. D. (2015). PRÁTICAS DE ESCRITA EM SALA DE AULA VIRTUAL: observações de um curso na modalidade a distância. Scientia Plena, 11(2). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1733
Edição
Seção
3ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.