Estudo da diversidade da comunidade tecamebiana (protozoa: rhizopoda) na sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim-SE.
Resumo
Dos protozoários que constituem o zooplâncton, ressalta-se o grupo das amebas testáceas (Protoctista:Rhizopoda), protozoários amebóides, cujo citoplasma está encerrado dentro de uma concha ou teca. Estas são abundantes na maioria dos ecossistemas aquáticos e terrestres, apresentado uma grande produção de biomassa e uma importante contribuição no fluxo de energia e na ciclagem de nutrientes através do consumo direto de outros microorganismos e dos detritos. Diante da contribuição do grupo para os ambientes lênticos e lóticos, o presente estudo objetivou conhecer a biodiversidade das tecamebas que ocorrem na sub-bacia hidrográfica do Rio Poxim-SE. Para obtenção do material biológico foram demarcadas quatro estações distintas. As coletas foram efetuadas mensalmente de agosto a dezembro de 2009. O material biológico foi obtido através da filtração de 100 L da água local, através de uma tela de nylon com 50 m de abertura de malhas. Em campo, o material coletado foi fixado em solução 6.3.1 (60% de água destilada, 30% de álcool e 10% de formaldeído) e em laboratório, examinado sob microscópio óptico e contado em uma lâmina do tipo Sedgwick-Rafter. A comunidade tecamebiana esteve constituída por 8 táxons, distribuídos nas seguintes famílias: Arcellidae, Difflugidae, Centropyxidae e Trinematiidae. As duas primeiras famílias se apresentaram com maior riqueza de táxons e apenas uma espécie foi enquadrada na categoria de muito freqüente a Arcella vulgaris, sendo que a mesma se apresentou dominante na Estação 1, abundante nas Estações 2 e 4; na Estação 3, pouco abundante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.