Sistema de Alocação de Horários de Cursos Universitários: Um Estudo de Caso no Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe
Resumo
A alocação da grade de horários em cursos universitários é um trabalho contínuo, repetitivo e de difícil solução. Trata-se do típico problema de se otimizar a distribuição das disciplinas a serem ofertadas e seus respectivos professores de forma a se respeitar variadas restrições impostas. A automatização de um sistema para este fim é um problema computacional difícil, sem solução algorítmica trivial. Problemas de otimização como este requerem soluções alternativas, como as buscas locais em um espaço de estados possíveis. Este artigo propõe uma solução baseada na técnica de Algoritmos Genéticos. Um sistema de apoio à decisão sobre à alocação de grades de horários para o Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi desenvolvido seguindo esta abordagem, e os resultados obtidos mostram aplicabilidade da proposta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.