210Pb em sal mineral consumido por bovinos leiteiros da região do agreste semi-árido de Pernambuco
Resumo
Em Pernambuco, a suplementação mineral do rebanho é realizada pela adição de sal mineral na alimentação volumosa. O sal mineral é um produto que contém em sua composição o fosfato bicálcio, que é oriundo do tratamento químico da rocha fosfática. O fosfato bicálcio consumido pelas vacas leiteiras do Brasil contém radionuclídeos naturais. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concentrações de 210Pb em amostras de sais minerais consumidos por vacas leiteiras da região do agreste semi-árido de Pernambuco. Para tanto, utilizou-se o método da resina trocadora de íons. As concentrações de 210Pb nas amostras de sal mineral variaram de 12 a 156 Bq.kg-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.