Falcão: ressemantização, sedimentação e significação da lexia no vocabulário do tráfico
Resumo
O presente artigo visa aplicar o modelo de Eni Orlandi em relação ao sujeito na Análise do Discurso, por meio da análise da lexia “falcão”, inserida no contexto do documentário Falcão, meninos do tráfico (2006). Assim, torna-se necessário o embasamento teórico quanto à lexicologia, terminologia e sujeito do discurso, a fim de verificar, no corpus em questão, se o significado da lexia é recuperado ou ressemantizado por esta comunidade, que tem sua identidade marcada no léxico, bem como as relações de poder envolvidas neste processo.Downloads
Publicado
2010-06-11
Como Citar
Generali, S. C., Bezerra, A. P., & Corrêa, L. P. (2010). Falcão: ressemantização, sedimentação e significação da lexia no vocabulário do tráfico. Scientia Plena, 6(3). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/137
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.