Caracterização de suspensões floculentas com base em modelagem matemática da sedimentação em proveta
Palavras-chave:
Suspensões floculentas, grau de floculação, sedimentação gravitacional.Resumo
Este trabalho, com base em modelagem matemática da sedimentação gravitacional em proveta para as regiões de sedimentação livre e de transição, trata da caracterização de suspensões floculentas por meio de equações resultantes da comparação de duas velocidades funções da porosidade, feita com o objetivo de transferir informações da velocidade determinada pelo modelo matemático para outra na forma de função potência com uma nova base, a qual na porosidade inicial é uma velocidade do tipo Richardson e Zaki modificada para a inclusão do grau de floculação. A velocidade do modelo matemático é a das partículas sólidas na região de transição, e é dada por uma equação que envolve as velocidades de sedimentação livre e da onda de aceleração e a porosidade inicial. Os parâmetros de caracterização, inclusive a porosidade inicial, obtidos das equações resultantes da comparação, ficam estabelecidos em função das velocidades de sedimentação livre e da onda de aceleração, sendo tais velocidades determinadas diretamente dos dados experimentais de altura versus tempo da interface superior descendente. Desse modo, a caracterização é feita com apenas um teste de proveta para cada concentração inicial. Os resultados obtidos, a exemplo do grau de floculação, da densidade do floco, da velocidade de Stokes e do diâmetro do floco, concordam com dados da literatura.Downloads
Publicado
2013-07-19
Como Citar
Silva, A. S., Santana, P. L., Pagano, R. L., de Jesus, E., & Rocha, C. P. S. (2013). Caracterização de suspensões floculentas com base em modelagem matemática da sedimentação em proveta. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1357
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.