Violências e Representações de Gênero no Cotidiano Escolar

Autores

  • Maria Aparecida Souza Couto Núcleo de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

violência, gênero, cotidiano escolar, representações, cidadania

Resumo

A violência inquieta e deixa insegura a população, percebê-la cotidiano escolar torna-se assustador.Freqüentemente esta violência é dirigida às meninas. Objetiva-se com este estudo desvendar a expressãoda violência no cotidiano escolar implicações/barreiras na construção da identidade de gênero e dacidadania plena de alunos das escolas estaduais. O “estudo de caso”, a observação participante e asentrevistas semi-estruturadas realizadas com a amostra não-probabilística intencional ampliam acompreensão do fenômeno e a construção da identidade de gênero de alunos da Escola Estadual JorgeAmado, em N. S. do Socorro-SE. Resultados preliminares revelam a violência como expressão damasculinidade. A escola encontra-se frente a desafios urgentes, o estudo sobre violência na escola tendogênero como uma das categorias de análise, apresenta-se como possibilidade de ampliação e compreensãodo fenômeno com vistas ao seu enfrentamento.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Couto, M. A. S. (2012). Violências e Representações de Gênero no Cotidiano Escolar. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1207