O bairro Jardins: processo de enobrecimento urbano, consolidação de estratos socioeconômicos e “ilhas” de segregação social.
Resumo
O artigo relata alguns problemas relacionados ao crescimento urbano descontrolado e rápido do bairro Jardins, situado na cidade de Aracaju (SE). O espaço construído dessa “célula urbana”, embora de minúscula dimensão, vem recebendo influência do processo de globalização pelo qual está passando o mundo. Pode-se observar que, na área estudada, a paisagem urbana, com novos modelos arquitetônicos, vem definindo as particularidades do bairro em relação a outros que, apesar de muito próximos, apresentam realidades econômicas e sociais bem diferentes. Durante a realização do estudo, constatou-se, na área, a existência de estratos socioeconômicos e de uma “Ilha” de segregação social. A existência de um espaço construído com especificidades de luxo e maior concentração de uma classe privilegiada é reforçada pela constatação em ser o metro quadrado mais caro da cidade de Aracaju.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.