Delimitação de áreas potenciais de recarga subterrânea na bacia hidrográfica do Rio Siriri, Sergipe
Palavras-chave:
Recarga de aquífero, sistemas de informações geográficas, hidrologia.Resumo
Os aquíferos constituem importantes fontes de abastecimento em muitas bacias especialmente quando a água superficial apresenta cenários de escassez ou de poluição. Muitos autores atribuem às águas subterrâneas importância estratégica na manutenção de ecossistemas. A recarga constitui fator preponderante para a manutenção dos sistemas aqüíferos. Neste artigo foi apresentada uma metodologia baseada em SIG para delimitar as potenciais áreas de recarga de água subterrânea usando como caso de estudo a bacia do Rio Siriri no Estado de Sergipe. Foram elaborados mapas hipsométricos e de declividade com base no modelo digital de elevação que foram associados aos mapas temáticos de geomorfologia, classe de solo, tipos de aquíferos, uso do solo e rede de drenagem. Cada mapa foi subdividido em pesos e o produto dos pesos resultou no valor do potencial de recarga que resultou numa classificação. 61,04% da área da bacia (254,15 km2) oferecem condições favoráveis à recarga subterrânea, com regiões mais favoráveis concentradas em sua cabeceira. A metodologia empregada mostrou-se eficaz para avaliar a distribuição da recarga subterrânea na bacia podendo ser de grande importância para o manejo da bacia e para o gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos.Downloads
Publicado
2013-07-25
Como Citar
Melo Neto, J. de O., Chagas, R. M., & Méllo Júnior, A. V. (2013). Delimitação de áreas potenciais de recarga subterrânea na bacia hidrográfica do Rio Siriri, Sergipe. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1089
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.