COMPARAÇÃO ENTRE DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DA PRECIPITAÇÃO MENSAL NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Resumo
Foram selecionados dados mensais de precipitação pluviométrica de 28 municípios do Estado de Pernambuco localizados na região semi-árida, no período de 1963 a 1991 totalizando 28 anos. Com os dados de precipitação foram construídos histogramas para cada um dos doze meses do ano, para tanto foram utilizadas seis distribuições de probabilidades: Normal, Exponencial, Lognormal, Beta, Gama e Weibull, em seguida fez-se um teste para de ajuste com os dados de precipitação através do teste qui-quadrado para 95% de confiança. Foram encontrados os seguintes resultados as distribuições Normal e Exponencial não conseguiram modelar nenhum dos meses de estudo, a distribuição Lognormal se mostrou adequada para os meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro, considerado período de baixo índice pluviométrico para o Estado. A distribuição Gama não se ajustou aos meses de fevereiro e março, a distribuição de Weibull não conseguiu modelar apenas o mês de fevereiro, a distribuição Beta se ajustou bem a todos os meses do ano. Os parâmetros para cada uma das distribuições estudadas foram calculados e tabelados. Nesse estudo ficou evidenciado que a distribuição mais completa para os municípios localizados no semi-árido pernambucano utilizados neste estudo foi a distribuição Beta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.