Pó das Sementes de Moringa oleifera como Adsorvente de Poluentes Metálicos
Palavras-chave:
Adsorção, Cobre, Moringa oleiferaResumo
O acentuado crescimento industrial é um dos principais fatores responsáveis pela contaminação dos recursos hídricos. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar o processo de adsorção de metais pesados utilizando como material adsorvente o pó de sementes de Moringa oleifera in natura. Através do analisador de Carbono, Hidrogênio e Nitrogênio, o pó das sementes de Moringa oleifera demonstrou uma elevada composição elementar de carbono, com a espectroscopia de infravermelho identificou os grupos OH e carbonila presentes nas sementes da moringa in natura. A determinação do íon metálico foi realizada no espectrofotômetro de absorção atômica. Constatou-se que a eficiência na adsorção de Cu2+ocorreu em tempo relativamente curto (360 minutos). A capacidade de adsorção aumentou com o acréscimo do pH, sendo o pH 5,0 o que apresentou a maior porcentagem de remoção (90%). As concentrações de solução de cobre utilizadas foram: 10, 20, 50, 100 e 200mg/L. A adsorção de cobre aumentou de 69 para 84 % com o aumento da concentração inicial. Constatou-se também, que o adsorvente forneceu uma melhor linearização quando os valores experimentais foram ajustados para a equação linearizada de Freundlich. Por fim, o material em questão mostrou-se atrativo na remediação de cobre tanto do ponto de vista de eficiência quanto em relação ao seu baixo custo.Downloads
Publicado
2013-10-26
Como Citar
Costa, E. C., Santo Barbosa, C. D. E., Garcia, H. L., & Borges Garcia, C. A. (2013). Pó das Sementes de Moringa oleifera como Adsorvente de Poluentes Metálicos. Scientia Plena, 9(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1043
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.