Uso do resíduo de laranja lima e da casca de coco verde na produção de enzimas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.104201Palavras-chave:
resíduos, fermentação semi-sólida, enzimasResumo
Com uma economia baseada na produção agrícola, o Nordeste brasileiro apresenta grandes volumes de resíduos que, quando não adequadamente dispostos, geram problemas ambientais e de saúde, devido à atração de insetos e roedores e o mau cheiro oriundos do processo de degradação. Como alternativa para minorar tais problemas e agregar valor aos resíduos, com a formação de produtos de interesse comercial, surgem os processos biotecnológicos. A aplicação da fermentação semi-sólida (FSS) é uma destas alternativas, destacando-se por ser um processo simples e de baixo custo. Avaliou-se neste trabalho o uso de resíduos agroindustriais como substrato para a produção de enzimas hidrolíticas por fermentação semi-sólida a partir do fungo Aspergillus niger, conduzidas em frascos Erlenmeyers de 250 mL suplementados com meio mineral, de forma a se ter um conteúdo final de umidade em torno de 60%. A cinética de crescimento foi acompanhada através de medida das atividades enzimáticas, acidez, pH, açúcares redutores (AR) e açúcares redutores totais (ART). Os resultados obtidos mostraram boa eficiência na produção de poligalacturonase ao utilizar resíduos de casca de coco verde, bagaço de laranja lima e a mistura dos dois resíduos como substrato, sendo a maior atividade poligalacturonásica 52,48 U/g, 22, 52 U/g e 38,68 U/g, respectivamente, com fraca atividade de pectinase em ambos. Obtiveram-se baixos valores para as atividades de avicelase e carboximetilcelulase para todos os resíduos, o que indica a necessidade de um pré-tratamento alcalino para promover maior indução enzimática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.