Implantação de técnicas de bioengenharia de solos no controle da erosão no baixo São Francisco, estado de Sergipe
Palavras-chave:
Erosão marginal, biomanta, biotécnicasResumo
A estabilização dos taludes por meio de técnicas simples propõe promover melhorias estéticas, ecológicas e conservação na área de produção. A bioengenharia de solo, que é uma técnica correta do ponto de vista ecológico e estético, utiliza-se de conhecimentos biológicos para estabilização de encostas de terrenos e margens de cursos de água. Os objetivos deste trabalho foram apresentar as técnicas de bioengenharia de solos utilizadas e descrever a implantação de projeto de bioengenharia de solo na margem do rio São Francisco. O sítio experimental estudado está localizado na margem sergipana do baixo curso do Rio São Francisco, apresenta talude verticalizado, recuo de margem, desmoronamento de massa de solo e solapamento da base com ausência de vegetação ripária. Para implantação das biotécnicas, o sítio experimental foi dividido em dois experimentos no sentindo montante à jusante do rio. No primeiro experimento, na base do talude foi utilizada a técnica do enrocamento vegetado, com estacas vivas de sabiá e plantio da gramínea vetiver e no topo do talude foram colocados retentores de sedimento Bermalonga®. No segundo experimento, na base do talude foi utilizada a técnica de parede enrocada, sobre biomanta, com rochas intercaladas com as estacas vivas, e no talude, implantadas biomantas fotodegradáveis compostas de 100% de fibra de coco, com plantio de estacas vivas de aroeira e sabiá. A combinação das técnicas de bioengenharia com a engenharia tradicional utilizadas na margem do São Francisco possibilitou maior proteção à base do talude e desenvolvimento da vegetação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.