Nível trófico do reservatório de Jacarecica I – Sergipe – Brasil
Palavras-chave:
Eutrofização, Nutriente-limitante, Qualidade da ÁguaResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o estado trófico da água e identificar o nutriente limitante do reservatório Jacarecica I (Sergipe, Brasil), utilizando o índice de estado trófico (IET) proposto por Carlson. Os parâmetros físicos, químicos e biológicos utilizados foram o pH, transparência, condutividade elétrica, concentrações de amônia, nitrito, nitrato, nitrogênio total, fosforo total, oxigênio dissolvido e clorofila-a. Para estes parâmetros, é importante ressaltar que as concentrações de todos os nutrientes foram maiores no período de chuva do que no período de seca, logicamente pela maior deposição de matéria orgânica ao logo longo do perímetro irrigado. Os valores de fósforo total, oxigênio dissolvido e clorofila a ultrapassaram os limites estabelecidos na Resolução n º 375/05 do CONAMA para as Classes 1 e 2 de águas. Observou, também, que o nutriente limitante do reservatório foi de nitrogênio durante o período seco e de fósforo durante o período chuvoso. Além disso, com base nos resultados do IET, a classificação do reservatório variou de eutrófico a oligotrófico, dependendo da época e do local de amostragem, ocorrendo redução do estado trófico no sentido do rio para a represa.Downloads
Publicado
2012-10-03
Como Citar
Borges Garcia, C. A. (2012). Nível trófico do reservatório de Jacarecica I – Sergipe – Brasil. Scientia Plena, 8(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1025
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.